Variables e Constants

Variable Constant Swift

Na maioria dos casos, em determinado momento a maioria dos programas vão precisar armazenar algum tipo de dado ou informação. Para fazer isso, em Swift, temos duas opções: variáveis e constantes.

Quando declaramos uma variável ou constante, estamos reservando um espaço na memória para armazenar um dado de determinado tipo que poderá ser acessado durante a execução do programa.

Declarando Variáveis e Constantes

Variáveis

Uma variável é um tipo de dado que serve para armazenar valores que podem ser alterados a qualquer momento.

Em Swift, é preciso utilizar a keyword var para declarar uma variável. E é importante saber que após declarar uma variável, é impossível alterar o seu tipo.

No exemplo a seguir:

  • Criamos uma variável chamada nome do tipo String. Ou seja, ela só aceita valores textuais.
  • Criamos uma variável idade do tipo Int. Portanto, ela só aceita valores inteiros.


Constantes

Uma constante é responsável por armazenar um valor que nunca poderá ser alterado após a declaração. Logo, o seu valor é “constante”!

Em Swift, utilizamos a keyword let para declarar uma constante.

No exemplo a seguir, criaremos uma constante chamada pi, que armazenará um valor do tipo Double:


Atribuindo Valores a uma Variável

Você pode atribuir um valor a uma variável utilizando o operador =:

Inferência de Tipo

Ao declarar uma variável, também é possível atribuir um valor diretamente sem utilizar o type annotation (Anotação de tipo), que é basicamente quando explicitamos qual será o tipo da variável:

Neste caso, o Swift faz uma inferência de tipo, onde o compilador infere o tipo da variável ou constante automaticamente ao compilar seu código, simplesmente examinando os valores fornecidos.


Alterando o Valor de uma Variável

Você pode mudar o valor de uma variável existente, fazendo jus ao nome “variável”. No exemplo a seguir, mudamos o valor da variável site de “irmandedeswift.com” para "apple.com/br/".


Nomeando Variáveis e Constantes

Existem algumas regras em Swift para dar nomes a variáveis e constantes, sendo elas:

  • Nomes devem começar com uma letra ou underscore _:


  • Nomes não podem começar com valores numéricos:


  • Swift é case sensitive, ou seja, letras maiúsculas e minúsculas são diferenciadas:


  • Evite utilizar nomes que são keywords como: var, Character, Struct, if, etc.
  • É uma boa prática dar nomes descritivos as suas variáveis. Por exemplo, musicasFavoritas é um nome muito melhor do que mf, mscs ou x.
  • Geralmente os nomes de variáveis e constantes são escritos em camelCase caso contenham mais de uma palavra, por exemplo: minhaConstante, salarioComBonus ou numeroThreads.


Tipos de dado mais Comuns

A biblioteca padrão define vários elementos fundamentais para que possamos criar aplicações usando Swift, incluindo uma variedade de tipos de dados. Portanto, a seguir podemos ver alguns dos tipos mais comumente utilizados:

  • Int - Armazena valores inteiros.
  • Float - Representa um valor de ponto flutuante de 32bits. Armazena números com casas decimais.
  • Double - Representa um valor de ponto flutuante de 64bits. Pode armazenar um número com uma grande quantidade de casas decimais.
  • Bool - Armazena um valor booleano que pode ter os valores true ou false.
  • String - Armazena uma coleção de caracteres.
  • Character - Pode armazenar um único caractere. Por exemplo, “A”.
  • Optional - Representa uma variável que pode ou não armazenar um valor.
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